Simplefy atinge recorde de 1,3 mil milhões de euros em crédito habitação e cresce 86% em 2025

Partilhe este artigo

Simplefy

A comunidade de intermediários de crédito intermediou 1,3 mil milhões de euros em crédito habitação em 2025 e triplicou o resultado operacional. A Simplefy pretende tornar-se uma entidade formadora certificada pelo Banco de Portugal e expandir a sua atuação para as áreas de crédito ao consumo, seguros e investimentos, diversificando assim o seu portfólio de serviços.

simplefy
Simplefy

A Simplefy, comunidade portuguesa de intermediários de crédito, intermediou 1,3 mil milhões de euros em crédito habitação em 2025, o que representa um aumento de 86% comparativamente a 2024. Face a 2023, o volume sextuplicou, segundo dados divulgados pela empresa portuguesa.

No ano em que celebrou o seu terceiro ano, a empresa aproveitou a recuperação do mercado nacional para processar 7.026 operações, um aumento de 43% face ao período homólogo, consolidando a sua posição no setor financeiro.

A eficiência da operação refletiu-se de forma direta na rentabilidade da empresa, com o EBITDA a crescer 250% para os 1,9 milhões de euros.

Um dos indicadores que mais se destacou foi o valor médio por operação, que se fixou nos 185.027 euros, o que representa uma subida de 38% face ao ano anterior. Este incremento está alinhado com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2025, que apontam para uma valorização contínua dos imóveis nas áreas metropolitanas, fenómeno que obrigou as famílias portuguesas a contratarem empréstimos de montantes mais elevados. Atualmente, Lisboa e Porto concentram quase metade do volume total de financiamento da plataforma.

O modelo de negócio da Simplefy assenta numa comunidade de “Financial Partners” – profissionais independentes que operam sob a chancela da empresa e têm acesso a ferramentas tecnológicas, formação e suporte operacional para intermediar produtos financeiros junto dos clientes finais.

Atualmente o número de intermediários de crédito registados no Banco de Portugal e vinculados à Comunidade Simplefy é de 301 profissionais. Cerca de 30% destes intermediários têm menos de dois anos de experiência no setor, o que indica uma capacidade de captação e formação de novos talentos para a intermediação de crédito. Lisboa e Porto concentram quase 50% do volume total de financiamento intermediado pela plataforma.

Para sustentar o crescimento de 86%, a Simplefy investiu fortemente na estrutura de apoio aos parceiros em 2025 e na criação de uma agência de marketing interna, “disponibilizando serviços de branding e de marketing digital e tecnológicos diretamente à sua comunidade, o que permitiu aos intermediários focarem-se na relação com o cliente”, segundo a intermediária de crédito.

Rui Lopes, CEO da Simplefy, sublinha que estes resultados são um “testemunho inegável” de um modelo de negócio robusto e da dedicação dos parceiros. Segundo o executivo, o crescimento exponencial reflete a confiança que o mercado deposita na inovação da equipa.

Para 2026, a empresa já traçou novos objetivos, prevendo uma evolução para um modelo B2B2C (Business-to-Business-to-Consumer ou Empresa para Empresa para Consumidor) e o reforço da visibilidade individual dos seus intermediários.

Além disso, a Simplefy pretende tornar-se uma entidade formadora certificada pelo Banco de Portugal e expandir a sua atuação para as áreas de crédito ao consumo, seguros e investimentos, diversificando assim o seu portfólio de serviços.

Fonte : Jornal Economico